Inicio » impostos

Orçamento do Estado para 2009: mais medidas anunciadas

8 October 2008 249 visitas Um ComentárioImprimir Artigo Imprimir Artigo Enviar por email Enviar por email

 

O Primeiro-Ministro compareceu hoje na Assembleia da República para o debate quinzenal dedicado à situação económica internacional. Na sua intervenção inicial aproveitou para anunciar algumas das medidas que irão fazer parte da proposta de Orçamento do Estado para 2009.

Destaca-se a descida do IRC de 25% para 12,5% nos primeiros € 12.500 de matéria colectável. Trata-se de uma redução significativa e que irá beneficiar as empresas mais pequenas. Segundo as estimativas do governo, estão em causa cerca de 300 mil empresas, ou seja, cerca de 80% das pequenas e médias empresas nacionais. Tecnicamente, serão criados dois escalões de tributação em IRC, num esquema semelhante ao já existente no IRS.

Foi igualmente anunciado o aumento de 750 milhões de euros para 1000 milhões de euros da linha de crédito para as pequenas e médias empresas PME-Invest II. Trata-se de uma linha de crédito que utiliza uma taxa de juro inferior à Euribor e na qual as empresas terão um período de carência, beneficiando de uma garantia pública de 50% do financiamento.

A proposta do Orçamento do Estado para 2009 deverá ser conhecida durante a próxima semana.

 

reddit Rec6 linkk websapiens diHITT linkto fixolas blogosferanews domelhor
1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas (2 votos, 4.50 out of 5)
Loading ... Loading ...

One Comment »

Leave your response!

Add your comment below, or trackback from your own site. You can also subscribe to these comments via RSS.

Be nice. Keep it clean. Stay on topic. No spam.

You can use these tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

This is a Gravatar-enabled weblog. To get your own globally-recognized-avatar, please register at Gravatar.