Inicio » finanças, planeamento financeiro

O fim dos ganhos nas matérias-primas?

21 August 2008 266 visitas Um ComentárioImprimir Artigo Imprimir Artigo Enviar por email Enviar por email


Desde o início do mês de Agosto, tem vindo a ser noticiado o fim do boom nas matérias-primas (commodities). Após sete anos de subidas, este sector parece finalmente ter atingido os seus máximos e entrado em bear market.

A título de exemplo, veja-se o preço do barril de petróleo de Brent (o de referência para o mercado europeu) que se encontra agora já longe dos 147,50 dólares atingido a 11 de Julho. O Reuters/Jefferies CRB Index cotado na NYSE, que reúne um cabaz de 19 mercadorias, desde o máximo atingido 2 de Julho, desceu até 21 de Agosto cerca de 15,1%. No mesmo período, também o Dow Jones-AIG Commodity desceu cerca de 16,8%.

Os analistas falam já no rebentar da bolha das dot.corn, por comparaçao com a última bolha das dot.com no início do século.

E agora?

Embora as perspectivas a curto prazo sejam de descidas de preços, não podemos recomendar qualquer investimento. O investidor deve decidir consoante entenda que os preços devem manter a tendência de descida ou regressar aos ganhos, uma vez que os instrumentos financeiros existentes permitem ganhar tanto com as descidas, como com as subidas.

Todavia, o pequeno investidor pode tirar já uma importante conclusão, que se sumaria em perfeição na frase de Warren Buffett, “Be fearfull when others are greedy and greedy when others are fearful”.

Embora os ganhos nas matérias-primas tenham começado há já cerca de sete anos e embora tenham disparado nos últimos dois anos, em Portugal só no último ano os produtos de investimento neste sector começaram a ser mais divulgados e comercializados em maior número (essencialmente, fundos de investimento, fundos índice ou ETF e produtos estruturados).

Ainda em Março de 2008 a revista Carteira fazia capa dizendo que “são os cereais que mais maçaroca vão dar à sua carteira neste ano”.

Significa isto que o pequeno investidor, normalmente pouco informado e muito susceptível a este tipo de informações (v. os posts sobre finanças comportamentais) só começou a ter a sua atenção virada para este sector no final do período de ganhos, aumentando o risco de vir a incorrer em perdas. Ou seja, precisamente na altura em que o investidor devia agir com mais cuidado (“fearfull when others are greedy”), a imprensa financeira, os bancos e as casas de “research” incentivavam precisamente o contrário, o reforço no investimento.

Não sabemos se estamos efectivamento no início de um bear market nas commodities. Todavia, o comportamento dos preços das mercadorias está intimamente ligado ao desempenho da economia mundial. Quanto a esta, as perspectivas são de abrandamento. Se a isso juntarmos a natural diminuição da especulação em torno destes activos (particularmente visível no petróleo), é possível que não voltemos a assistir nos próximos tempos à verificação de novos preços máximos.

reddit Rec6 linkk websapiens diHITT linkto fixolas blogosferanews domelhor
1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas (5 votos, 4.40 out of 5)
Loading ... Loading ...

One Comment »

  • Nuno via Rec6 said:

    O fim dos ganhos nas matérias-primas?…

    Desde o início do mês de Agosto, tem vindo a ser noticiado o fim do boom nas matérias-primas (commodities). Após sete anos de subidas, este sector parece finalmente ter atingido os seus máximos e entrado em bear market….

Leave your response!

Add your comment below, or trackback from your own site. You can also subscribe to these comments via RSS.

Be nice. Keep it clean. Stay on topic. No spam.

You can use these tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

This is a Gravatar-enabled weblog. To get your own globally-recognized-avatar, please register at Gravatar.