Inicio » finanças pessoais, planeamento financeiro

Investimento Zen: desligue!

4 October 2008 1,438 visitas Sem comentáriosImprimir Artigo Imprimir Artigo Enviar por email Enviar por email


Segundo Christine Benz (responsável pela área de finanças pessoais da Morningstar), em “Zen and the Art of Portolio Maintenance”, o melhor conselho a dar ao investidor, principalmente em tempos de muito ruído nos mercados como aqueles que hoje vivemos, resume-se a três palavras: “tune it out”.

Ou seja: desligue! 

Somos obrigados a concordar com este conselho. Desligue a televisão, os analistas e os comentadores. Afinal, não são também os que hoje prevêem catástrofes os mesmos que juravam no final do primeiro semestre que a crise do subprime estava controlada e próxima do fim?

A autora deixa algumas dicas de investimento que não envolvem a formulação de uma visão sobre a direcção futura do mercado e que cremos importante trazer também ao alcance dos nossos leitores. Em particular, duas chamaram a nossa atenção.

 

Direcção ou “find your true north”

Parte essencial de qualquer estratégia de investimento passa por uma alocação equilibrada entre activos de maior e de menor risco ou, considerando os activos mais comuns, entre acções e obrigações. Essa alocação dependerá essencialmente do perfil de risco do investidor e dos seus objectivos. Tendencialmente, o investidor tenderá a trocar acções por obrigações à medida que se aproxima da sua reforma, de modo a diminuir o risco de perdas.

 

Se já definiu a sua alocação de activos, deve apenas alterá-la se o comportamento do mercado a desviar consideravelmente dos seus objectivos.

 

Por exemplo: compensará actualmente ter um portfolio composto em grande parte por acções apenas porque ainda se está longe da reforma? Ou, pelo contrário, fará sentido um ajustamento temporário do portfolio, reforçando em activos de menor risco, enquanto os tempos de incerteza se mantêm?

 

Segurança ou “save more than you think you’ll need”

Simples e claro: tenha uma poupança maior do que aquela que acha que necessita. Assim, diminui a sua dependência do desempenho do mercado, evitando sustos desnecessários. Um conselho essencial, principalmente em tempos de incerteza.

 

 

reddit Rec6 linkk websapiens diHITT linkto fixolas blogosferanews domelhor
1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas (vote agora)
Loading ... Loading ...

Leave your response!

Add your comment below, or trackback from your own site. You can also subscribe to these comments via RSS.

Be nice. Keep it clean. Stay on topic. No spam.

You can use these tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

This is a Gravatar-enabled weblog. To get your own globally-recognized-avatar, please register at Gravatar.