Inicio » finanças, finanças pessoais, planeamento financeiro

Investimento no Dow Jones

20 January 2009 319 visitas Sem comentáriosImprimir Artigo Imprimir Artigo Enviar por email Enviar por email


Com este post queremos apenas chamar a atenção para a inflûência negativa que determinadas notícias da imprensa económica podem ter nas decisões de investimento.

Na sua edição on-line de 20 de Janeiro, o Jornal de Negócios noticiava que o índice Dow Jones caiu 14% desde a vitória eleitoral de Obama, representando o pior desempenho de sempre daquele índice entre o dia da eleição e o da tomada de posse. Posto isto, referia que o anterior recorde negativo, em 1933, foi seguido de uma valorização de 75% (um chamado “rally”).

Nenhum destes dados é errado, mas a notícia, sob o título “queda histórica pode sinalizar rally”, deve ser vista com muito cuidado pelos investidores.

É de evitar qualquer leitura simplista que precipite o investidor para a aquisição de acções que façam parte do índice Dow Jones ou de um fundo de investimento ou de um ETF que siga de perto aquele índice. É certo que este índice deverá voltar aos níveis verificados antes desta crise. O que não é certo é quando é que isso acontecerá. Como também não é certo se o índice já bateu no fundo.

Em tempos de turbulência nos mercados financeiros, o investidor deve ter cuidado redobrado. Esse cuidado inclui uma leitura crítica das notícias veiculadas pela impresa, que ora indicia possibilidades de ganhos significativos, ora anuncia resultados desastrosos.  É tempo de voltar a olhar para o seu portfolio pessoal, perceber quais os seus objectivos, quais os riscos que está disposto a assumir e o horizonte temporal do investimento. Depois, agir.

 

reddit Rec6 linkk websapiens diHITT linkto fixolas blogosferanews domelhor
1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas (vote agora)
Loading ... Loading ...

Leave your response!

Add your comment below, or trackback from your own site. You can also subscribe to these comments via RSS.

Be nice. Keep it clean. Stay on topic. No spam.

You can use these tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

This is a Gravatar-enabled weblog. To get your own globally-recognized-avatar, please register at Gravatar.