Inicio » finanças, planeamento financeiro

Growth Stocks vs Value Stocks

21 January 2009 578 visitas 2 ComentáriosImprimir Artigo Imprimir Artigo Enviar por email Enviar por email

As acções podem ser classificadas em função de diversos critérios. Um dos critérios mais comuns é aquele que distingue as “growth stocks” (crescimento) das “value stocks” (valor). Esta distinção serve também para diferenciar dois tipos de estratégias de investimento, o ”growth investing” do ”value investing”, consoante estejam mais direccionadas para o investimento em acções de crescimento ou de valor.

Afinal, o que distingue este tipo de acções?

As “growth stocks” são caracterizadas por um crescimento significtivo dos seus resultados. Trata-se de empresas com produtos ou serviços em grande expansão, normalmente em mercados em grande expansão. O investimento nestas acções parte da seguinte ideia: uma vez que o mercado espera bons desempenhos por parte destas acções e o crescimento dos seus resultados induz um preço da acção mais elevado, os investidores estão dispostos a pagar mais por estas acções do que pelas de crescimento mais lento (“slower growers”).

Exemplo: a Nestle é uma das acções que é possível encontrar em fundos de investimento que investem neste tipo de acções.

As “value stocks” são caracterizadas por um crescimento mais moderado dos seus resultados. Trata-se de empresas cuja actividade se desenvolve em mercados mais amadurecidos e com menor crescimento. O investimento nestas acções parte da seguinte ideia: devido ao menor crescimento dos resultados, estas acções tendem a encontrar-se subavaliadas, devendo o investimento ser compensado assim que o mercado se aperceber de um desempenho sólido destas acções.

Exemplo: a Siemens é uma das acções que é possível encontrar em fundos de investimento que investem neste tipo de acções.

É ainda possível identificar empresas que reunem ambas as características. São as chamadas “core stocks”.

reddit Rec6 linkk websapiens diHITT linkto fixolas blogosferanews domelhor
1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas (1 votos, 5.00 out of 5)
Loading ... Loading ...

2 Comments »

  • domelhor.net said:

    Investimento: Growth Stocks vs Value Stocks…

  • Pedro Reis said:

    Excelente distinção entre Growth Stocks vs Value Stocks.

    Obrigado

Leave your response!

Add your comment below, or trackback from your own site. You can also subscribe to these comments via RSS.

Be nice. Keep it clean. Stay on topic. No spam.

You can use these tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

This is a Gravatar-enabled weblog. To get your own globally-recognized-avatar, please register at Gravatar.