“Esta é a altura para se construir carteiras de fundos de investimento”
Segundo Fernando Coelho, Presidente da APFIPP (Associação da Indústria dos Fundos de Investimento, de Pensões e Patrimónios), em declarações prestadas ao Oje Fundos, a 2 de Setembro de 2008, “esta é a altura para se construir carteiras de fundos de investimento”.
No último ano, os portugueses têm resgatado milhões de euros investidos em fundos de investimento. Recentemente, esse movimento tem diminuido, revelando uma tendência de estabilização. Todavia, ainda parece faltar algum tempo para que os investidores voltem às subscrições.
Fernando Coelho entende que para “quem hoje tiver poupanças é bom comprar para ir construindo carteira”. Na verdade, o gestor acredita que a rendibilidade se poderá começar a fazer sentir dentro de seis meses a um ano. Este raciocínio será válido não só para os fundos de acções, mas também para os fundos de obrigações.
O entendimento de Fernando Coelho parece estar em linha com o pensamento de Warren Buffett, “Be fearfull when others are greedy and greedy when others are fearful”, a que já nos referimos anteriormente (v. post sobre a bolha nas matérias-primas). Num mercado onde tantos estão receosos, é natural que muitos activos se encontrem subavaliados, abrindo novas perspectivas de investimento. Há então que ser audaz e planear novas aquisições.
Claro que, como também sublinha Fernando Coelho, é preciso tomar posições “de forma selectiva, ponderada e com diversificação”.
Leave your response!