Inicio » finanças, finanças pessoais, Headline, planeamento financeiro

Dúvidas sobre a actividade de “research” financeiro

23 October 2008 288 visitas Sem comentáriosImprimir Artigo Imprimir Artigo Enviar por email Enviar por email


 

Segundo noticiou hoje o Jornal de Negócios, a CMVM está a preparar-se para reforçar a sua vigilância sobre os relatórios de investimento ou de “research” sobre as acções das empresas cotadas na Euronext Lisbon. Na mesma edição, este jornal dá conta do actual optimismo dominante na avaliação destas empresas pelos analistas que as seguem.

Aproveitamos para dar a conhecer as recomendações da CMVM sobre os Relatórios de Análise Financeira sobre Instrumentos Financeiros (Research). Neste documento, são emitidas recomendações às entidades emitentes dos instrumentos financeiros, aos intermediários financeiros e outros analistas, aos jornalistas e aos investidores. Ao investidor particular interessam particularmente as duas últimas.

Quanto aos jornalistas, a CMVM chama a atenção para o facto de dever ser evitada a redacção de títulos que se limitem à indicação do preço alvo ou da recomendação de investimento e sejam susceptívies de induzir uma percepção errada da análise efectuada no relatório de análise financeira.

Entre outras recomendações, a CMVM pede ainda que, sempre que se noticie um novo preço-alvo ou uma nova recomendação, noticiem também os preços-alvo, as recomendações de investimento e ors respectivos horizontes temporais emitidos por outrss entidads no três meses anteriores.

Facilmente se percebe que nada disto se passa na comunicação social especializada em Portugal.

Quanto aos investidores, dada a sua importância, entendemos conveniente reproduzir na íntegra as recomendações da CMVM:

“Recomenda-se aos investidores que habitualmente baseiem as suas decisões de investimento em relatórios de análise financeira que:

1. Diversifiquem as fontes de informação, nomeadamente os relatórios de análise financeira, para a tomada de decisões de investimento.

2. Utilizem fontes de informação credíveis.

3. Procedam a uma análise do histórico de recomendações efectuadas pelo intermediário financeiro e pelo analista financeiro, nomeadamente face à rendibilidade resultante dessas recomendações.

4. Analisem a totalidade do relatório de análise financeira, nomeadamente os pressupostos, as previsões e perspectivas do analista financeiro, as datas de início, conclusão e divulgação do relatório e as conclusões, assim como o horizonte temporal para o qual o preço-alvo e respectiva recomendação são apresentados.

5. Dêem atenção aos alertas dirigidos, nos relatórios de análise financeira, aos investidores não profissionais relativos a riscos e eventuais alterações das previsões, pressupostos e métodos utilizados na realização de recomendações.

6. Dêem atenção à análise da sensibilidade de variação dos pressupostos utilizados nos relatórios de análise financeira.

7. Leiam a informação divulgada no relatório de análise financeira relativamente às participações e relações comerciais da entidade que emite a recomendação com o emitente objecto de recomendação, nomeadamente:

7.1. Existência de relações e circunstâncias susceptíveis de prejudicar a objectividade da recomendação, designadamente a divulgação de interesses do intermediário financeiro ou analista no instrumento financeiro;

7.2. Existência de situações de potencial conflito de interesses;

7.3. Participações qualificadas detidas pelo autor da recomendação ou por qualquer pessoa colectiva com ele relacionada;

7.4. Participação em contratos de consórcio para assistência ou colocação dos valores do emitente em que o autor da recomendação tenha participado ou participa;

7.5. Existência de acordos materialmente relevantes entre o emitente e o autor da recomendação relativos a prestação de serviços bancários;

7.6. Relação existente entre a remuneração das pessoas envolvidas na preparação ou elaboração da recomendação e operações bancárias de investimento ou actividades de intermediação financeira prestadas ao emitente objecto de recomendação;

7.7. Divulgação de informação relativa a operações bancárias de investimento realizadas pelo intermediário financeiro autor da recomendação relacionadas com o emitente objecto da recomendação;

7.8. Divulgação de informação relativa à presença do analista financeiro em reuniões de preparação da participação do intermediário financeiro na colocação ou assistência em ofertas públicas de valores mobiliários emitidos pelo emitente objecto da recomendação.

8. Considerem a possibilidade de a recomendação constante do relatório de análise financeira poder não ser adequada ao seu perfil de risco, à diversificação da carteira de instrumentos financeiros, à sua experiência ou disponibilidade para a gestão do investimento em instrumentos financeiros.

9. Tenham em consideração que o período de tempo decorrido entre a data de elaboração de recomendações constantes de relatório de análise financeira e a sua divulgação pública poder ter anulado o valor económico das mesmas.

10. Dêem especial atenção aos relatórios de análise financeira difundidos em datas próximas de eventos relevantes para a empresa objecto de análise ou para os mercados de valores mobiliários (tais como decisões de lançamento de ofertas públicas ou aumentos de capital) atendendo à acrescida susceptibilidade de verificação de conflito de interesses em tais situações.

11. Confirmem, se necessário, com o representante das relações com o mercado, a validade da informação pública relacionada com o emitente apresentada no relatório de análise financeira.

12. Consultem o seu intermediário financeiro, o qual tem deveres de diligência e  de lealdade para com o investidor e deveres de prestação da informação necessária, para a tomada de uma decisão esclarecida de investimento ou desinvestimento.”

Todas estas recomendações são importantes e devem ser tomadas em consideração sempre que se o investidor analise este tipo de informação financeira para preparar uma decisão de investimento.

(V. Recomendações da CMVM)

 

reddit Rec6 linkk websapiens diHITT linkto fixolas blogosferanews domelhor
1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas (1 votos, 5.00 out of 5)
Loading ... Loading ...

Leave your response!

Add your comment below, or trackback from your own site. You can also subscribe to these comments via RSS.

Be nice. Keep it clean. Stay on topic. No spam.

You can use these tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

This is a Gravatar-enabled weblog. To get your own globally-recognized-avatar, please register at Gravatar.